Autoria: Jucelli Moreira
Pelo celular, José Amir Steidel acompanha gráficos e relatórios que comprovam a eficácia do mais novo investimento feito pela empresa que leva seu sobrenome. Localizado no bairro Alto das Palmeiras, o Supermercado Steidel aposta na geração de energia solar como uma aliada quando o assunto é economia e sustentabilidade.
Com mais de 35 anos de história, o supermercado que já pertenceu aos pais de José Amir mantém a credibilidade conquistada ao longo do tempo, prezando pelo bom atendimento e comercialização de produtos com qualidade. O investimento em tecnologia também está se tornando um diferencial da empresa e foi um dos caminhos encontrados para melhorar as instalações ao mesmo tempo em que reduz as despesas com a fatura de energia elétrica. “Soubemos que poderia ter economia de energia com a instalação de placas solares. Fomos pesquisando com alguns fornecedores que apareceram, estudando as propostas e se empolgando com a ideia. Sempre pensando em investir, mas também em ter o retorno financeiro”, explica o empresário.
O sistema foi instalado em outubro de 2019 pela equipe técnica da Hiletrolar, que também foi responsável pelo dimensionamento, projeto, comercialização, execução e comissionamento junto à concessionária de energia elétrica. O engenheiro eletricista, Rodrigo Erzinger, destaca que o equipamento poderá gerar em média 8.000kWh, energia suficiente para abastecer aproximadamente 70% do consumo energético do supermercado. “Para este case de sucesso da Hiletrolar, dimensionou-se um gerador fotovoltaico com capacidade de 80,40 kWp de potência instalada. Este equipamento, conta com três inversores Fronius ECO 25 kW, e, 240 módulos fotovoltaicos BYD e conta ainda com capacidade de ampliação do sistema. Estima-se que esta usina fotovoltaica possa reduzir até 30 toneladas de CO² na atmosfera por ano”, explica Erzinger.
O engenheiro eletricista também destaca que o gerador possui um aplicativo próprio, que pode ser acessado pelo computador ou pelo smartphone do cliente, que pode acompanhar o estado da geração de energia em sua propriedade em qualquer lugar do mundo, através da internet. “Nesse sistema é possível acompanhar a potência que está sendo gerada em tempo real, e também os demonstrativos e gráficos da geração em diferentes horários do mesmo dia; em cada dia do mês; em cada mês no ano; ou então um relatório geral, desde o primeiro momento de geração de energia até o momento atual”, relata.
Pouco mais de um mês da implantação do sistema, José Amir Steidel já se mostra contente ao observar os benefícios que o investimento está trazendo ao supermercado. “Na primeira fatura que gerou agora aos 30 dias, a gente já percebeu uma economia de cerca de 70% nesse período. Com o verão chegando agora, estimamos uma maior geração de energia e também mais economia”, avalia. O empresário também enaltece a importância de optar por uma empresa do município para a condução do projeto. “Escolhemos a Hiletrolar porque já conhecemos o trabalho. Há mais de 20 anos ela é nossa fornecedora na parte elétrica. A gente tem uma grande confiança, porque é uma empresa local e sempre dá um retorno quando precisamos”, recomenda Steidel.
O empresário defende o fortalecimento do comércio local, pois acredita que no município há bons fornecedores e prestadores de serviço, que além de oferecerem qualidade também geram emprego em Canoinhas. “Nada contra as empresas de fora, mas as empresas locais geram emprego aqui. Outro fator é quando você precisa solicitar um reparo ou alguma coisa. Quando está aqui se tem um retorno rápido, se depender de uma empresa de fora ela pode demorar mais tempo para vir atender. Isso que a gente sempre olhou, a parte de quem sempre vai dar assistência”, enfatiza Steidel.
Para o técnico em eletrotécnica e proprietário da Hiletrolar, Cláudio Erzinger, é uma satisfação poder proporcionar economia, levar tecnologia e fazer a diferença em mais uma empresa sediada no município. “O Supermercado Steidel já é nosso parceiro há mais de 20 anos, ficamos muito honrados em poder oferecer essa solução para auxiliar na redução de custos com a fatura de energia elétrica”, conclui.